quarta-feira, 23 de março de 2011

Barra do Cerro: do Palestra Itália ao Sport Club Jaraguá

 

       A história da Barra do Rio Cerro está estritamente ligada à colonização pomerana germânica e italiana, que aportou na última década do século XIX, com maior intensidade, em Jaraguá do Sul.
         Entre os dois grupos étnicos, as primeiras iniciativas de lazer social foi o tiro esportivo (alemães) e a bocha (italianos).  Porém, a comunidade evoluiu e nos anos 20, o futebol começava a ganhar projeção nacional. Na Barra do Rio Cerro, o centro dos três “cerros”, a propriedade da família Rubini, foi o local onde nasceu o primeiro movimento esportivo ligado à agremiação do Palestra Itália, ou como os “nonos” costumavam  afirmar, o Palmeiras.
           Depois de duas décadas esportiva, o Palestra encerrou suas atividades no limiar dos anos 40. Porém, um novo ponto de sociabilidades esportivas foi criado na propriedade Wilhelm e Wolfgang Weege, denominado de Sociedade Cruzeiro, que nasceu no auge da Segunda Guerra Mundial. O movimento era organizado, inclusive, com estatutos sociais, que defendia a prática de esportes lícitos, como o futebol e o tiro esportivo. Mas, o clima da Grande Guerra Mundial silenciou o movimento esportivo daquela época.
              Em 1949, outro movimento esportivo foi deflagrado por muitos dos cidadãos que haviam fundado a Sociedade Cruzeiro. Nascia naquele ano, o Botafogo Futebol Clube, também ancorado nos dois “WW” - Wolfgang Weege.
              No próximo 25 de março começará um novo movimento esportivo do futebol amador, denominado Sport Club Jaraguá, que caminhará para a profissionalização. Desta vez, o trabalho está centrado na sede do Botafogo, que cederá a estrutura física, como o campo e a sede social, para o movimento esportivo ganhar vigor, visando difundir a marca Jaraguá.
            Com o apoio de parcerias públicas e privadas, o movimento esportivo tem forte liderança dos senhores Valdemir da Silva e Ari Enke, que unirão e somarão esforços, para tornar a Barra do Rio Cerro referência e pólo do futebol da juventude .
           Determinação, planejamento e a busca constante de parcerias, será a máxima, que a diretoria do Sport Clube Jaraguá, pretende implementar, traduzidas em ações focadas, em objetivos de produzir talentos e ganhar títulos.
           Assim, uma nova equipe esportiva surge no horizonte de Jaraguá do Sul, pautada em valores e talentos da terra, que tem a missão de cumprir metas e de chegar vitoriosos, em meios aos desafios constantes.

Ademir Pfiffer – Historiador e Comunicador - Sport Club Jaraguá

Nenhum comentário:

Postar um comentário